Gostei muito da viagem até Xi'an (西安, Xī'ān)! Pelo que vi, por ter conseguido fazer parte das coisas a que me propus sozinha (seguindo um pouco o meu instinto, mas sobretudo as sugestões dos responsáveis do alojamento e também a "ajuda" de mapas e guias digitais), pelas pessoas com quem convivi mesmo que por pouco tempo...! Foi bom! :)
- No primeiro dia, na segunda-feira, cheguei ao início da tarde. Após uma hora no trânsito, de táxi, lá cheguei ao hostel. Reservei um quarto com cama de casal só para mim e casa-de-banho privada. O edifício, inaugurado no ano passado, por fora muito discreto, mas por dentro com uma decoração moderna; bastante bem localizado; limpo; ligação sem fios à Internet gratuita; e com pequeno-almoço pago em separado (opcional) mas boa relação custo/qualidada/quantidade. Ah! Muito importante, também: os funcionários eram /foram/ são simpáticos e prestáveis! Estava cansada, também porque havia regressado de Portugal há dois dias e com os nervos da chegada tardia da mala... Não quis sair logo. Arrumei as coisas e deitei-me um pouco. Acabei por adormecer! Entretanto já à noite saí para jantar e explorar a zona. Estavam tantas, tantas pessoas na rua...!! (Esta foi a última semana das férias de inverno/Ano Novo Chinês.) Vi por fora a Torre do Sino (钟楼) e a Torre do Tambor (鼓楼), ambas muito bonitas e iluminadas. A rua do alojamento (书院门) também era gira: de dia tinha/tem muitos vendedores de recordações e lojas de materiais de caligrafia; à entrada há uma construção a dar as boas-vindas tradicional bastante interessante visualmente.
- No segundo dia, fui, numa visita guiada do hostel com guia, bilhete de entrada, transporte e almoço incluídos, ao Museu do Exército/dos Guerreiros de Terracota (兵马俑). O que mais queria ver durante a viagem! E vale a pena! O espaço tem 3 pavilhões de diferentes tamanhos e em fases distintas de escavação. A guia lembrou que é um trabalho delicado e moroso. Uma ou duas vezes por semana, os técnicos especializados tentam encontrar mais peças e recuperar/reparar outras. Apesar de achar que se torna um pouco repetitivo visitar os 3 pavilhões, pois há zonas ainda não escavadas, outras com peças partidas, no geral o impacto visual é impressionante! Como foi possível fazer algo assim? O Imperador Qin ShiHuang (秦始皇) devia ter um ego do tamanho do mundo...! ;) Foi ele que mandou construir o mausoléu para o "guardar" numa vida depois da morte. Nesse dia à noite, após o regresso à cidade, fui passear com uma das turistas que conheci durante a visita. Andámos bastante por outra zona bastante famosa em Xi'an, o Quarteirão Muçulmano. Comida, bebidas, peças de artesanato, tudo à venda e feito por chineses muçulmanos que vivem naquela zona. Não chegámos a ver a Grande Mesquita ali perto.
- No terceiro visitei o Museu de História de Shaaxi (陕西历史博物馆), com entrada gratuita e com milhares de relíquias da zona- Cerâmicas, bronzes, peças em jade, ouro, prata, etc. Não muito longe dali, fui a pé até ao parque do Grande Pagode do Ganso (大雁塔). Uma área enorme com uma fonte também extensa, restaurantes, zonas de descanso, banquinhas de recordações e, claro está, o Pagode. Muito bonito! (De relembrar que os pagodes têm origem no Budismo.) À noite encontrei-me com um casal de professores brasileiros que conheci no ano passado no Congresso a que assisti em Xangai, em julho do ano passado. Trabalham e vivem em Xi'an.
- No quarto dia, na quinta-feira, não sei o que me passou pela cabeça, mas decidi explorar as muralhas da cidade (西安城墙). E percorrer... Tudo... Um retângulo quase intacto erigido no século XIV e com aproximadamente 14 km... Sim, 14 km. ;) Comecei na Porta Sul (南门), próxima do alojamento. Fui andando, andando... Ora me sentando um pouco nos muitos bancos disponíveis ao longo do percurso ora indo às casas-de-banho... Há quem o faça por parte e de bicicleta ou em carrinhos parecidos com os dos campos de golfe. Mas a Rita, "armada" em heroína, fez tudo a pé... No final nem sentia as pernas... Mas foi giro! :) E fiquei satisfeita comigo própria!! Custou, porém... Consegui!! Sozinha! Comecei às 11h e tal e acabei às 16h. Ainda tive tempo de voltar ao hostel, tomar um duche rápido e encontrar-me de novo com o casal brasileiro para jantar. Ah, fiquei com bolhas nos pés... Claro...
- Na sexta-feira de manhã fui de táxi e depois de autocarro para o aeroporto. A viagem correu bem e regressei ao campus num autocarro especialmente fretado, digamos, pelas universidades aqui da zona. Agora é altura de voltar e há muitas pessoas que têm de vir para aqui. O caminho demorou/demora cerca de 1 hora.
Concluindo, e porque o texto já está um pouco longo, caso haja oportunidade, recomendo uma visita a Xi'an! :) 3 - 4 dias são suficientes para explorar a cidade. Há outras atrações (naturais, por exemplo) nesta província e não muito longe da capital mas, para as conhecer, é necessário mais tempo, claro.
Algumas fotos a seguir por ordem cronológica, de cima para baixo, dos primeiro até ao quarto dias (as duas últimas imagens são das muralhas, mas a penúltima também mostra a entrada do Museu e uma espécie de sandes com carne típica na cidade, 肉夹馍).